Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Resposta Imunitária

Uma resposta imunitária é um conjunto de processos que permite ao organismo reconhecer a presença de substâncias estranhas ou anormais, de forma a que sejam neutralizadas e elimionadas.
Mecanismos de Defesa não especifica: A defesa não especifica , incui um conjunto de processos através dos quais o organismo previne a entrada de agentes estranhos e os reconhece e destroí. A resposta do organismo é sempre a mesma, quarquer que seja o invasor e qualquer que seja o numero de vezes que este contacta com o organismo. Não se verifica especificidade, nem memória.
Actuam antes da entrada do patogénio no organismo:

Barreiras físicas - Pele e as membranas mucosas, quando inactas, nãoe permitem a entrada de agentes patogénicos.

Secreções

- As secreções das glandulas sebácias e sudoríparas, inibem, o desenvolvimento da maior parte das bactérias.

Mediadores Químicos


-Sistema complemento, grupo de cerca de de vinte proteínas que circulam no sangue na forma inactiva. Quando o sistema complemento é activado, por uma série de reacções em cascada, são levadas a cabo diferentes acções de defesa não específica, como:


-abertura de poros na membrana citoplasmática de células invasoras, que conduzem à sua lise;


-atracção de fagócitose e estimulação da mesma;


Interferão, conjunto de proeínas antivirais segregadas por células infectadas por vírus. O interferão difunde-se para as células vizinhas e estimula-as a produzir substâncias que inibem a reprodução dos vírus, limitando assim a expansão das infecções virais.


Fagocitose


- Os neutrófilos são os fagócitos mais abundantes e os primeiros a chegar ao local de infecção, por quimiotaxia. - Os macrófagos acumulam-se nos tecidos depois dos neutrófilos e são responsáveis pela maior parte da actividade fagocítica em estados mais avançados da infecção. Capturam os agentes a fagocitar pela emissão de pseudópedes e limpam os tecidos dos neutrófilos mortos e os restos das células.



Mecanismos de Defesa Específica: incluí o conjunto de processos através dos quais o organismo reconhece os agentes invasores e os destroí de uma forma dirigida e eficaz. Ao contrário do que ocorre na defesa não específica, a resposta do organismo ao agente invasor melhora a cada novo contacto. Verifica-se então, especificidade e memória imunitária.


As substâncias que descadeiam a resposta específica são os antigénios. Um antigénio possuí várias regiões capazes de serem reconhecidas pelas células do sistema imunitário. Cada uma dessas regiões é um determinante antigénico ou epítopo.


Porém, as principais células que intervêm na defesa específica do organismo são os linfócitos B e os linfócitos T. Ambos se formam a partir de células estaminais da medula vermelha dos ossos, mas as células percursoras os linfócitos T migram para o Timo, onde completam a sua maturação, enquanto que as células precursoras dos linfócitos B.

Linfócito B Linfócito T


Mecanismos de Defesa do Homem (resumo) PS: Carregar na imagem para se ver melhor ;D

Sem comentários:

Enviar um comentário